Falar ou Calar?

Na dúvida entre expressar ou não seus sentimentos para outras pessoas a resposta mais simples seria: fale sempre, até porque, já diria o velho guerreiro, “quem não se comunica, se estrumbica”. O problema com esta abordagem e que, muitas vezes, as palavras podem não sair exatamente como gostaríamos

Falar ou Calar?

Quando você diz NÃO para o outro, diz SIM para si mesmo. Isto não é egoísmo, é ética! Na dúvida entre expressar ou não seus sentimentos para outras pessoas a resposta mais simples seria: fale sempre, até porque, já diria o velho guerreiro, “quem não se comunica, se estrumbica”. O problema com esta abordagem e que, muitas vezes, as palavras podem não sair exatamente como gostaríamos e você acabará perdendo muito mais tempo tentando ajustar seu discurso ou justificando que não era bem aquilo que gostaria de ter dito

Daí vem o dilema, se eu falo demais posso parecer agressivo e ser rotulado de descontrolado, emocionalmente perturbado ou instável, até porque, quem fala o que quer ouve o que não quer, não é mesmo? Nem sempre! Quem fala o que quer, de forma ASSERTIVA, aprende a escutar e respeitar a perspectiva do outro, porque reconhece que há diferentes maneiras de pensar e agir.

Mas se você é do time que opta por calar, é possível que já tenha sido julgado como passivo, inexpressivo, sem personalidade e apático. Se o que pensamos e sentimos é sempre ignorado pelas pessoas que nos cercam começamos a acreditar que há poucas chances de sermos aceitos e ouvidos. A verdade é que, a fim de evitar repreensões, muitas vezes nos calamos.

Uma pessoa que não diz ao outro o que quer, o que está pensando ou sentindo está, na verdade, permitindo que o outro tire suas próprias conclusões e aja conforme sua perspectiva própria. Normalmente acaba dizendo SIM quando gostaria de dizer NÃO. Aceita tarefas que não gostaria de fazer ou nem tem habilidade suficiente por receio de dizer NÃO e sofrer consequências ruins. 

Motivos que nos levam a CALAR e aceitar determinada situação quando na verdade gostaríamos de FALAR e expressar nossa insatisfação:

- Medo de rejeição ou de não agradar
- Não se sentir competente ou capaz
- Receio de ser excluído ou julgado

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe meu perfil nas redes sociais e receba novos conteúdos toda semana.

Leia também